Ouça agora

Destaques

Compartilhe agora

Safra de pinhão deve ser maior este ano no RS

Postado em 15/04/2021 por

img-page-categoria

A partir de hoje (15/04), uma portaria do Ibama libera a colheita e comercialização do pinhão no Estado. Na região da Serra, onde estão os municípios maiores produtores da semente, a safra deste ano promete ser maior em comparação à do ano passado, influenciada pelas condições climáticas favoráveis no período de desenvolvimento do pinhão e a alternância de produção característica da espécie.

No Rio Grande do Sul, a média histórica de produção gira em torno de 900 toneladas de pinhão por safra. Mas conforme levantamento realizado pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar junto aos agricultores extrativistas nas regiões produtoras, estima-se que em 2021 se colha entre 30 a 100% a mais de pinhão comparativamente à safra do ano anterior, variando conforme o município e região.

As pinhas e pinhões também devem apresentar boa qualidade e sanidade. A colheita é manual e se concentra no período que vai de abril a junho, podendo haver alguma oferta até meados de setembro, proveniente das variedades tardias.

Com informações da Emater

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

13 − sete =