Ouça agora

Destaques

Compartilhe agora

Operação da Polícia Civil prende abigeatários que atuavam nos Campos de Cima da Serra

Postado em 08/04/2022 por

Feature image

Uma mega estrutura foi montada para combater uma quadrilha de abigeatários que agia nos Campos de Cima da Serra. A ação foi realizada nesta quinta-feira, 07 de abril. Segundo informações, participaram da operação, 45 policiais civil de Vacaria, 30 policiais de delegacias da mesma região e 15 policiais dos municípios de São Marcos, Caxias do Sul e São Francisco de Paula.

Foram cumpridos 09 mandados de busca e apreensão em propriedades rurais, residências e estabelecimentos comerciais em três municípios: Bom Jesus, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. Nesta ação, foram presos os cinco alvos da operação, que estavam com prisões preventivas decretadas pela Justiça, atendendo ao pedido da autoridade policial; além de mais um em flagrante por posse ilegal de armas de fogo.

Segundo as investigações que estão sendo realizadas pela DP de Bom Jesus e dirigidas  pelo Delegado de Polícia Ancelmo Carvalho Camargo, foi desmantelada uma quadrilha que age em diversos municípios da região, subtraindo verdadeiras tropas de gado. A quadrilha é suspeita de pelo menos sete furtos de grandes proporções, que totalizaram 198 cabeças. Durante as investigações a Polícia Civil reuniu provas categóricas de autoria, pela quadrilha, em pelo menos seis desses casos, obtendo a decretação das prisões preventivas.

No curso das investigações foram apreendidas e recuperadas 64 cabeças de gado. Na ação desta quinta-feira (07/04), foram recuperadas mais 72 cabeças, totalizando 136 cabeças de gado recuperadas pela polícia.

Foram presos- A.X. vulgo “Gordo” de 46 anos, natural de São Francisco de Paula/RS e morador do Bairro Santa Fé em Caxias do Sul. Antecedentes criminais: Receptação; Furto abigeato; Estelionato; Porte ilegal de arma; Roubo de veículo.

– D.P.M. 30 anos, natural de Bom Jesus/RS, residente no bairro Petrópolis, em Caxias do Sul. Antecedentes: Indiciado por receptação (furto abigeato).

– A.V.K. 45 anos, natural de Bom Jesus e morador da Vila Pinto – Bom Jesus/RS. Antecedentes: Estelionato; Ameaça e Roubo.

– L.R.K. 72 anos, natural de Bom Jesus e morador na localidade de  Casa Branca, interior de Bom Jesus. Antecedentes: Crimes contra a flora.

– L. C. A. M. de 60 anos, natural de São Francisco de Paula/RS e morador no bairro Petrópolis, Caxias do Sul/RS. Sem antecedentes.

Meio de transporte do gado

Para praticar os furtos de gado a quadrilha utilizava um caminhão boiadeiro, mencionado pelos criminosos como o “Amarelão”. Este ainda não foi localizado pela polícia. Existe muitas provas da utilização deste veículo, inclusive com uma infinidade de imagens, que a polícia conseguiu durante as investigações.

Confira datas de crimes de abigeatos a movimentação do Amarelão:

– Madrugada de 14/02/2022: Caminhão “Amarelão” passando por Vacaria, por volta da meia noite sentido a Bom Jesus, onde carregaria 31 terneiros furtados em propriedade na Estrada do Matemático, em Bom Jesus!

– Madrugada de 14/02/2022: (01h46min) – Caminhão “Amarelão” retornando de Bom Jesus, com os 31 terneiros furtados, segundo as investigações.

– Madrugada de 23/03/2022: 01:36hs, o “Amarelão” passa em Vacaria, sentido a Bom Jesus, a carregar o gado que seria subtraído em propriedade rural localizada na Mangueira Nova, divisa de Bom Jesus e São José dos Ausentes.

– Madrugada de 23/03/2022 – 05:17hs o caminhão passa em Vacaria, sentido a Caxias do Sul, já carregado com 26 bovinos furtados, segundo as investigações.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

5 × 2 =