Ouça agora na Rádio

Destaques

Compartilhe agora

Monitoramento e prevenção da febre amarela em Santo Expedito do Sul

Postado em 12/03/2021 por

img-page-categoria

As recentes notificações por casos de febre amarela na região emitiram um sinal de alerta para o setor sanitário e de saúde municipal, essa preocupação também foi pauta da coordenadoria de saúde que realizou reunião online na última semana, para passar orientações aos municípios sobre campanhas e medidas preventivas junto à comunidade.

Na tarde dessa quinta-feira, alguns integrantes da equipe de vigilância em saúde realizaram visita em algumas localidades que tiveram registros de bugios vivos nos últimos tempos, com essa medida será possível criar pontos de referência junto à coordenadoria de saúde, para monitoramento. Guaraci Pinto e BeloniceMicke, explicaram como funcionará o trabalho de campo, “Faremos delimitação de pontos específicos, e monitoraremos os mesmos, e claro, surgindo ocorrências de bugios vivos ou mortos, estaremos enviando os mesmos para análise, até o momento nada foi registrado, felizmente” comentou Belonice, coordenadora da saúde.

O município teve vacinação em massa contra a febre amarela em 2009, como lembra o enfermeiro Guaraci Pinto, que esteve participando da imunização naquele período.

A população que reside ou frequenta áreas de floresta deve notificar a secretaria municipal da Saúde do município no caso de encontrar algum bugio morto na localidade, esses primatas servem como indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre. Eles adoecem depois que são picados pelo mosquito transmissor, o Haemagogus. Humanos não vacinados são contaminados somente ao serem picados por esses mosquitos infectados

Os expeditenses podem verificar sua situação vacinal contra a febre amarela se dirigindo até a Unidade Básica de Saúde, preferencialmente nas quartas-feiras, e se necessário pode realizar a imunização, a partir dos 9 meses, até 59 anos de idade.

FONTE: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários