Ouça agora

Destaques

Compartilhe agora

Lançamento de livro e da 7ª Festchêmate retratam importância da erva-mate em Machadinho

Postado em 02/05/2022 por

Feature image

Na última sexta-feira (29/04) foi escrito mais um capítulo da história da erva-mate no município de Machadinho. Às 14h ocorreu o lançamento do livro “A construção de uma tarefa coletiva: o desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate em Machadinho – Uma história contada com cevaduras de humor”, que tem como autor Arcângelo Grison (in memorian). O evento foi realizado no Auditório Erval do Machadinho Thermas Resort Spa e contou com a apresentação do Grupo Aldeia Teatral, com a peça “Episódio Roda de Chimarrão III – As aventura de Chimarrito”.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo Ilvandro Barreto de Melo, um dos coautores, este livro relata o início da saga ervateira de Machadinho e a importância da erva-mate como primeiro produto de valor econômico local, sendo o grande impulsor para a sua colonização no começo do século XX. “O livro transcreve, de forma humorada, em sete capítulos, a história e as realizações no período de 1994 a 2014, marcado pela criação e existência da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate)”, explica o agrônomo.

Conforme consta na apresentação da obra, escrita pelo também coautor Moacir Medrado, o livro iniciou pela vontade, persistência e manuscritos de Arcângelo Grison. “Ancângelo me passou um envelope pardo com várias folhas escritas por ele. Naquele momento me entregou também a responsabilidade de concluir sua obra, com o apoio dos amigos”, recorda Medrado. Com o falecimento de Grison, os coautores então cumprem a “dívida” que tinham com ele a respeito do lançamento deste livro.

Participaram do lançamento o prefeito de Machadinho, Alcir Grison; o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi e Rozimeri Alves Galante; a esposa do autor do livro, Amélia Biavatti Grison; a presidente da Apromate, Sélia Regina Felizari; o presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Alberto Tomelero; o representante do Sindicato das Indústrias do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS),

Sérgio Antônio Picolo; o supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Florestas, Ives Goulart; o coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate no Rio Grande do Sul, Tiago Fick; o delegado regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Robson Duarte; e o gerente administrativo e CEO do Machadinho Thermas Resort Spa, Juarez Tavares, entre outras autoridades e lideranças.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, que é cidadão machadinhense, destacou o orgulho de retornar ao município e ver o desenvolvimento de duas importantes cadeias, a da erva-mate e a do turismo, que foram vislumbradas e fomentadas por Arcângelo Grison, descendente de pioneiros em Machadinho, entusiasta do mate e primeiro presidente da Apromate. “Sinto-me orgulhoso ao ver o crescimento dessas cadeias ocorrendo de forma atrelada entre elas”, disse Vecchi, que destacou também o trabalho desempenhado pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, que sempre atuaram junto aos produtores do município, em parceria com a Apromate, a pesquisa e demais instituições ligadas à cadeia produtiva ervateira.

Em 2023 acontecem a Expo Machadinho e a 7ª Festchêmate

Já no sábado (30/04), com a presença de 1.200 pessoas, foi realizado o lançamento da Expo Machadinho e da sétima edição da Festa Latino-Americana do Mate, da Indústria, do Comércio, do Turismo e da Agropecuária (7ªFestchêmate). O lançamento ocorreu durante o 4º Costelão na Brasa, no salão paroquial Nestor Gabriel Polo, com baile animado por João Luiz Corrêa e grupo.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro × 5 =