Destaques
Guias de trânsito animal -GTAS pendentes devem ser regularizadas
Postado em 17/08/2020 por Redação Rádio Poatã

A Secretaria da Agricultura do RS passa a intensificar a análise de Guias de Trânsito Animal pendentes no SDA – Sistema de Defesa Agropecuária.
A GTA é um documento que deve ser emitido sempre que um animal sair de uma propriedade. Quando chega ao destino, o local que recebeu este animal tem até 30 dias para comunicar seu recebimento. “Muitos produtores acabavam deixando para fazer essa notificação ao realizar nova movimentação de animais, o que gerou um número expressivo de GTAs pendentes no sistema”, afirma a diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da SeapDR, Rosane Collares.
Essa pendência não será mais tolerada, pois a atualização do saldo na propriedade de destino é fator importante para a rastreabilidade do rebanho. “A nossa fiscalização atuou até agora orientando os produtores a realizarem o procedimento. Entretanto, o Ministério da Agricultura recomenda medidas mais rigorosas em relação a este tema”, explica Rosane. Por isso, a partir de agora, o sistema informatizado da secretaria irá gerar uma ocorrência automaticamente após o vencimento do prazo de 30 dias.
Essa ocorrência prevê o bloqueio da movimentação da propriedade. Em um primeiro momento o produtor receberá uma advertência. Caso haja reincidência, haverá autuação da propriedade.
