Ouça agora na Rádio

Destaques

Compartilhe agora

Guias de trânsito animal -GTAS pendentes devem ser regularizadas

Postado em 17/08/2020 por

img-page-categoria

A Secretaria da Agricultura do RS passa a intensificar a análise de Guias de Trânsito Animal pendentes no SDA – Sistema de Defesa Agropecuária.

A GTA é um documento que deve ser emitido sempre que um animal sair de uma propriedade. Quando chega ao destino, o local que recebeu este animal tem até 30 dias para comunicar seu recebimento. “Muitos produtores acabavam deixando para fazer essa notificação ao realizar nova movimentação de animais, o que gerou um número expressivo de GTAs pendentes no sistema”, afirma a diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da SeapDR, Rosane Collares. 

Essa pendência não será mais tolerada, pois a atualização do saldo na propriedade de destino é fator importante para a rastreabilidade do rebanho. “A nossa fiscalização atuou até agora orientando os produtores a realizarem o procedimento. Entretanto, o Ministério da Agricultura recomenda medidas mais rigorosas em relação a este tema”, explica Rosane. Por isso, a partir de agora, o sistema informatizado da secretaria irá gerar uma ocorrência automaticamente após o vencimento do prazo de 30 dias. 

Essa ocorrência prevê o bloqueio da movimentação da propriedade. Em um primeiro momento o produtor receberá uma advertência. Caso haja reincidência, haverá autuação da propriedade.  

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários