Destaques
Chuvas de outubro causam alagamentos históricos na região
Postado em 07/10/2023 por Redação Rádio Poatã

Cidade de Cacique Doble é a mais afetada com pessoas desalojadas
A chuva que não deu trégua desde a noite desta sexta, dia 06/10/23, causa sérios transtornos e deixa pessoas desalojadas na região. São vários pontos de alagamentos em rodovias pelo interior, riachos fora do leito, pontes e bueiros interditados e quedas de barreiras. O registro é feito em praticamente todos os municípios. Recomenda-se muito cuidado ao trafegar pelas vias, tanto estradas vicinais quanto as rodovias. Na ERS 343, há pontos com acumulo de água, na hípica, divisa entre São José do Ouro e Cacique Doble.
Cacique Doble
A cidade de Cacique Doble foi a mais atingida com alagamentos. Moradores do bairro Nossa senhora da saúde precisaram sair às pressas durante a madrugada, pois a água do Rio Carazinho que corta a cidade invadiu as residências. O município auxiliou as pessoas. Bombeiros Voluntários também atuaram. São muitas pessoas desalojadas.
Conforme a prefeitura, as pessoas que precisaram deixar suas casas buscaram refúgio no Ginásio de Esportes, onde foi montada uma operação de apoio.
A Administração Caciquense montou uma Força Tarefa com o auxílio de entidades para fornecer roupas, refeição e pernoite para os desabrigados. Até mesmo uma pá carregadeira foi usada para retirar pessoas das casas no Bairro N.Sra. da Saúde.
O ginásio de esportes e a escola Chapeuzinho Vermelho receberam cerca de 80 pessoas até o final da manhã.
É solicitada a doação de colchões e cobertores, além de produtos alimentícios e de higiene. Os itens podem ser levados até o Ginásio de Esportes. Para doações de colchões e cobertores, a Administração disponibiliza veículo para buscar os itens. O telefone (54) 9 9618 4006 foi colocado à disposição. O município estuda decreto de Calamidade Pública
Pelo interior de Cacique Doble, a ponte secundária de madeira na comunidade do Butiazinho foi levada pela força da água. A força tarefa da Prefeitura não consegue chegar até os locais afetados no interior para sinalizar o perigo. Por isso recomenda-se atenção.
Em São José do Ouro os danos foram maiores nas estradas do interior. O município seguia desde cedo auxiliando na desobstrução de vias. Um decreto municipal cancelou o turno único, e todas as secretarias estão à disposição para amenizar o problema. A ponte do Rio Marmeleiro, na capela aparecida, interior de São José do Ouro está submersa. A Administração em conjunto com a Defesa Civil estuda um decreto de Situação de Emergência .
Logo cedo, neste sábado, Bombeiros Voluntários retiraram uma barreira de pedras e lodo que caiu no acesso a ERS 343, na descida da cidade sentido Hípica. Havia pontos sem energia na comunidade de São Paulo.
Na subestação de tratamento de água da Corsan, o rio Carazinho tinha um volume de água absurdo hoje cedo. Esse rio que deságua, com demais afluentes, em Cacique Doble.
Os municípios da região com Secretariados, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e entidades seguiam ativos atendendo os locais afetados.
A meteorologia aponta mais chuva para este sábado, e também uma nova instabilidade com mais chuva para a metade da próxima semana.
A orientação em casos de alagamentos é desligar a energia elétrica, não tentar atravessar pontos alagados e em caso de emergência ligar para os Bombeiros Voluntários.
São José do Ouro: (54) 9 9618 2065
Cacique Doble: (54)9 9953 9881
Barracão: (54) 9 9992 6611
Santo Expedito do Sul: (54) 9 9972 6426
São João da Urtiga: (54) 9 9942 1289
Machadinho: (54) 9 9947 6556
Sananduva: (54) 9 9654 5446
Foto de Capa: pessoas são retiradas de casas em Cacique Doble com apoio de uma carregadeira do Munícipio, no Bairro Nossa senhora da Saúde. Crédito: TVOn.