Ouça agora

Destaques

Compartilhe agora

RS: Decisão sobre aulas presenciais deve sair no dia 15

Postado em 09/06/2020 por

img-page-categoria

O governo do Estado deve anunciar, na próxima segunda-feira (15), posição sobre a volta das aulas presenciais para escolas e creches no Rio Grande do Sul. Conforme o governador Eduardo Leite, a decisão será tomada após avaliação de especialistas e análise dos dados de coronavírus no Estado.

Desde o fim de maio, o governo trabalha com a possibilidade de, no início de julho, retomar ao menos parte das aulas presenciais para crianças e adolescentes. No plano anunciado à época pelo governo do Estado, a perspectiva era de volta escalonada, começando, possivelmente, pela Educação Infantil, primeiro ano do Fundamental e o terceiro do Ensino Médio.

Na próxima segunda-feira (15), passam a ficar liberadas as aulas presenciais em cursos livres, além de disciplinas práticas e estágios curriculares de graduação, pós-graduação e cursos técnicos. A estimativa do governo é de que essa liberação movimente até 140 mil alunos no Estado.

Protocolos sanitários já estão em vigor

Na última quinta-feira (4), o Piratini publicou os protocolos sanitários para uso de espaços de ensino no Estado. A portaria elenca medidas obrigatórias e também faz recomendações. Entre elas, a suspensão de excursões e passeios externos, proibição de atividades que envolvam aglomerações e da prática de esportes coletivos. A portaria também alerta que crianças com menos de dois anos não poderão usar máscara.

O documento ainda destaca que alunos e trabalhadores devem evitar comportamentos sociais tais como aperto de mãos, abraços e beijos. Alunos também serão orientados a não dividir material escolar. A distância entre estudantes com máscara deverá ser no mínimo de 1m50cm.

Veja as cinco fases de retomada das aulas no plano do governo

  • Fase 1 – Início em 1º de junho – Volta às aulas remotas (ensino a distância) para rede pública estadual
  • Fase 2 – Início em 15 de junho – Volta às aulas presenciais para atividades práticas essenciais para a conclusão do curso, pesquisa, estágio curricular obrigatório na graduação, pós-graduação e ensino técnico
  • Fase 3 – Início em 1º de julho – em aberto (possibilidade de volta às aulas presenciais para crianças e adolescentes, começando, possivelmente, pela Educação Infantil, primeiros anos do Ensino Fundamental e o terceiro do Ensino Médio).
  • Fase 4 – Início em 3 de agosto – em aberto.
  • Fase 5 – Início em 1º setembro – em aberto.

Fonte: GauchaZH

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

9 + dezessete =