Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Compartilhe agora

Reajuste da conta de luz deve vir alto este ano

Postado em 17/02/2021 por

img-page-categoria

Os consumidores sentirão outro forte impacto no bolso em 2021: o reajuste das tarifas de energia elétrica. E elas são o principal componente da conta de luz.

Aqui na Região Sul, a alta deve ser de 12,2%. O percentual é mais do que triplo da inflação prevista para o consumidor neste ano, de 3,6%. 

O estudo é feito pela TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, usando números das 53 distribuidoras e sete permissionárias do país.

Um dos vilões é o serviço de distribuição de energia elétrica, que também é associado ao Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que fechou 2020 em 23,14% pressionado pela alta do dólar e falta de insumos. distribuidoras de energia vinculam suas receitas a esse indicador, usando o índice nas fórmulas de reajuste. 

A conta de luz é composta da tarifa de energia elétrica, da bandeira tarifária e dos tributos. Aqui no Rio Grande do Sul, as maiores empresas do setor são a CEEE, que tem reajuste tarifário em novembro, e a RGE, que é do Grupo CPFL e tem data-base em junho. 

Com informações, Giane Guerra, Zero Hora.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários