Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Compartilhe agora

Nuvem de gafanhotos: Ministério da agricultura declara emergência fitossanitária no RS e SC

Postado em 25/06/2020 por

img-page-categoria

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária, tanto para o Rio Grande do Sul quanto para Santa Catarina, por conta do risco da praga de gafanhotos que se aproxima do Brasil. O anúncio saiu em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). A informação foi publicada no final da madrugada pela GaúchaZH. 

Assinada pela ministra Tereza Cristina, a portaria alerta para a adoção de medidas emergenciais para suprimir a praga. Essas ações devem ser indicadas em ato da ministra.

A nuvem de gafanhotos, da espécie Schistocerca cancellata, está na Argentina e começou a ser monitorada pelas autoridades brasileiras na última segunda-feira (22). No país vizinho, ela é acompanhada desde 28 de maio.

Apesar de não oferecerem perigo à saúde humana, os gafanhotos são altamente prejudiciais às lavouras. Eles são vorazes pelos alimentos vegetais e colocam em risco, principalmente, as lavouras permanentes de oliveiras, as hortaliças e, eventualmente, as de trigo, aveia e cevada.

Essa condição permite a adoção de ações de forma mais rápida, com plano que inclui formas de controle, atuação e produto a ser usado, explica Jaro Carbonari, chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da superintendência do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul.

Acompanhe o deslocamento no endereço

https://geonode.senasa.gob.ar/maps/1806

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários