Ouça agora na Rádio

N Notícia

Casos de micose e doenças de pele aumentam no verão

FOTO: Ilustrativa

Casos de micose e doenças de pele aumentam no verão

Com a chegada do verão, a combinação de calor e umidade causam diversas doenças de pele. A exposição ao sol, mar, areia e piscinas públicas facilita o surgimento de doenças.

O médico Dr. Alberi Grando destaca que uma das doenças mais comuns nesta época do ano é a micose. Explica que como se trata de um fungo gosta de calor e umidade para se desenvolver. Ainda, a má qualidade da água das piscinas favorece o surgimento da doença. Por isso, a dica é se secar bem após o banho, principalmente entre os dedos dos pés e na virilha.

A micose causa irritação e coceira, o ideal é tratá-la assim que aparecer, para evitar que se espalhe para outras partes do corpo.

Cita outra doença, a dermatite. O corpo entra em contato com poluentes, como fungos, bactérias, poeira e reage para se defender, surgindo irritações, inflamações e coceira. A dermatite é caracterizada por manchas avermelhadas, pode surgir em qualquer época do ano, mas piora com o calor e suor. Para o tratamento, o Dr. Alberi Grando orienta que se busque um médico para identificar a doença.

De acordo com a sociedade Brasileira de Dermatologia, hábitos higiênicos são importantes na prevenção das micoses.

Usar somente o próprio material ao ir à manicure. Secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés. Evitar o contato prolongado com água e sabão. Evitar andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como vestiários, saunas e lava-pés de piscinas. Não ficar com roupas molhadas por muito tempo.

 Não compartilhar toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés, pois esses objetos podem transmitir doenças. Não usar calçados fechados por longos períodos e optar pelos mais largos e ventilados. Evitar roupas muito quentes e justas e aquelas feitas em tecidos sintéticos, pois não absorvem o suor, prejudicando a transpiração da pele.

FONTE: Uirapuru e Sociedade Brasileira de Dermatologia
Link Notícia