Ouça agora na Rádio

N Notícia

Produtores podem quitar débitos do PESA - Securitização com desconto

FOTO: Ilustrativa

Produtores podem quitar débitos do PESA - Securitização com desconto

Reunião no dia 11 vai discutir o assunto com associados da Camol

O presidente da Camol, Idelson Bergamo Machado destacou em entrevista à rádio Poatã que os produtores com dívidas renegociadas no âmbito do PESA – Securitização agrícola - têm a oportunidade de quitar os débitos com descontos que podem chegar a 90%.

Estas dívidas partem de renegociações que foram feitas em épocas passadas por causa de frustrações de safras. No caso, houve renegociações com agentes financeiros em prazos que podem chegar a 20 anos. Como o Banco do Brasil repassou essa dívida para o Governo Federal, (vendeu o título) o mesmo está concedendo um desconto para o pagamento através de um Refis.

O presidente da Camol destacou que são 393 associados da Cooperativa que aderiram a essa renegociação naquela época e agora tem a oportunidade de quitar. “Toda essa securitização,  ela vence agora em 2019, mas nós temos uma oportunidade que a União está dando para pagamento com abatimento até o final de 2017. Não é pagar a parcela, é liquidar a dívida com até 90% de desconto

Agora, a Camol está convocando os associados para uma reunião no dia 11 de dezembro segunda-feira, 18h30 na sede da Assecooper. De acordo com Idelson, a Camol fez um levantamento durante 4 meses, à pedido dos produtores, e tem uma lista individualizada de cada débito. “Na reunião de segunda-feira, vamos apresentar essa lista, por isso, é importante que os associados compareçam”, reforça o presidente da Camol, lembrando que em muitos casos foram dados bens como garantia para a renegociação.

O benefício está previsto na medida provisória – MP – 733/16.  

FONTE: Rádio Poatã
Link Notícia