Ouça agora na Rádio

N Notícia

Seu Virgílio (dir.) posa para foto de  Giovani Grizotti / Agência RBS

FOTO: Seu Virgílio (dir.) posa para foto de Giovani Grizotti / Agência RBS

Aos 87 anos, um dos criadores dos rodeios será homenageado

Aos 87 anos, o seu Virgílio Bernardino de Lemos pode ser considerado "o Paixão Côrtes dos rodeios". É o único vivo entre um grupo de peões que organizou, em 1951 na cidade de Esmeralda, o primeiro rodeio do Rio Grande do Sul, segundo pesquisadores. 

O encontro que decidiu pela realização do torneio foi na antiga Selaria do Carlon, hoje lembrada na forma de uma réplica no parque de rodeios da cidade. Seu Virgílio conta que o pessoal decidiu se reunir para treinar a pontaria no laço, ferramenta fundamental para as lidas do campo. 

Os treinos começaram a atrair o pessoal dos povoados. Surgia, assim, um novo esporte no Rio Grande do Sul. De lá pra lá, os rodeios tomaram conta do Estado. Ano passado, foram registrados pela Secretaria da Agricultura inacreditáveis 3,4 mil rodeios e festas campeiras, aquecendo a economia e gerando empregos. 

Na quarta-feira (10), seu Virgílio será homenageado na 50ª Festa Campeira, Artística e Cultural do CTG Gomes Jardim, em Guaiba, o primeiro grande evento do gênero da temporada, que vai até junho de 2019. 

 

FONTE: Gaucha ZH
Link Notícia



Publicidade

Rádio Poatã Rádio Poatã Plug Consultoria e Projetos Plug Consultoria e Projetos

Peça sua Música

Previsão do Tempo