Ouça agora na Rádio

N Notícia

Ilustrativa

FOTO: Ilustrativa

Cuidados com canos de fogão à lenha podem evitar princípio de incêndio em residências

Pela segunda vez na semana o plantão dos Bombeiros Voluntários de Sananduva foi acionado para atender ocorrência de princípio de incêndio em residência. Nesta semana foram dois casos de princípio de incêndio em chaminés de residências. Um dos casos ocorreu nesta quarta (11), na Vila Jardim.  O fogo começou pelo cano o fogão à lenha, devido ao superaquecimento. Foi controlado por um morador da residência. Os bombeiros voluntários estiveram no local supervisionando.

Não houve danos materiais e nem vítimas. Outro caso semelhante ocorreu na última terça-feira (10) em uma residência localizada no Bairro Cohab, também em Sananduva.

Os dias frios e a necessidade do uso de fogão a lenha ou lareira, além dos aquecedores traz também o risco de incêndios. Os principais problemas relacionados a incêndios no caso de fogões a lenha se refere à falta de manutenção. Sem a limpeza adequada, a fuligem se acumula na saída da fumaça e pode propagar as chamas.  Além disso, é preciso ter muito cuidado com a parte do cano que sai do fogão a lenha, principalmente em casas de madeira.

A orientação  é que essa superfície não seja envolvida por madeira, porque o calor pode dar início a um incêndio. As pessoas devem revestir esta parte com azulejo ou lata. Também é recomendável que o fogão seja colocado sobre pisos, e não sobre chão de madeira.

FONTE: Rádio Sananduva
Link Notícia



Peça sua Música

Previsão do Tempo