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Alimentos ricos em Vitamina B12

FOTO: © Divulgação/Flickr

Alimentos ricos em Vitamina B12

Os alimentos ricos em vitamina são especialmente de origem animal, como peixes, carnes, ovos, queijo e leite e servem para manter as células vermelhas do sangue saudáveis, atuando na prevenção e no combate da anemia.

Alguns alimentos de origem vegetal contêm vitamina B12, como o levedo de cerveja e as algas marinhas. Quem consome dietas estritamente vegetarianas, geralmente, tem baixa quantidade dessa vitamina no organismo, a não ser que faça uma suplementação em vitamina B12, que deve ser acompanhada por um profissional de saúde, como o médico ou nutricionista.

Lista de alimentos ricos em vitamina B12

Alguns exemplos de alimentos fonte em vitamina B12 são:

Alimentos que contêm vitamina B12 Quantidade de vitamina B12 em 100 g Energia em 100 g
Bife de fígado cozido 112 mcg 169 calorias
Mariscos no vapor 99 mcg 50 calorias
Ostras cozidas 27 mcg 75 calorias
Fígado de frango cozido 19 mcg 136 calorias
Coração cozido 14 mcg 132 calorias
Arenque cozido 10 mcg 228 calorias
Caranguejo cozido 9 mcg 81 calorias
Salmão cozido 2,8 mcg 271 calorias
Truta grelhada 2,2 mcg 118 calorias

A vitamina B12 é absorvida no intestino e armazenada, principalmente, no fígado. Portanto, o fígado pode ser considerado uma das principais fontes alimentares de vitamina B12.

Mas o consumo de fígado só é aconselhado em caso de animais em regime de criação biológica com alimentação orgânica, caso contrário a presença de toxinas e hormônios não compensam a presença da vitamina B12.

Alimentos enriquecidos em vitamina B12

Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 devem fornecer em 100 g do produto pronto para o consumo no mínimo 15 a 30% da ingestão diária recomendável. Assim, em 100g de um alimento enriquecido em vitamina B12 existem 0,36 a 0,72 mcg de vitamina B12.

Os alimentos enriquecidos com vitamina B12 podem ser:

  • cereais matinais;
  • produtos à base de soja, geralmente usados como alternativas ao leite;
  • fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja;
  • cereais para alimentação infantil;
  • achocolatados em pó;
  • creme de amendoim.

Os alimentos enriquecidos em vitamina B12 são especialmente aconselhados para vegetarianos porque não consomem produtos de origem animal, que são as fontes alimentares de vitamina B12. 

Excesso de vitamina B12

O excesso de vitamina B12 no organismo pode provocar pequenas alterações no baço, alteração dos linfócitos e aumento dos linfócitos. Isto não é muito comum, pois a vitamina B12 é bem tolerada pelo organismo, mas pode ocorrer caso o indivíduo tome suplementos de vitamina B12 sem o acompanhamento médico.

FONTE: TUA SAÚDE / Tatiana Zanin Nutricionista
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