Ouça agora na Rádio

N Notícia

© Sputnik / Denis Bolotsky

FOTO: © Sputnik / Denis Bolotsky

Moeda única do BRICS poderia substituir dólar, afirma deputado russo

A criação de uma moeda única dos países do BRICS poderia substituir o dólar, declarou Anatoly Aksakov, presidente do Comitê da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) para os Mercados Financeiros.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Em meio à crescente retórica dos EUA quanto à imposição de sanções, as autoridades russas começaram a discutir ativamente a possibilidade de substituir o dólar por outras moedas. O presidente russo Vladimir Putin observou anteriormente que a Rússia não deixará de investir em dólares e pagar na moeda norte-americana, mas está ciente dos riscos das sanções e tenta minimizá-los. 

O presidente do banco russo VTB, Andrei Kostin, apresentou ao chefe de Estado seu plano de desdolarizar a economia russa e disse à Sputnik que o presidente o apoiou. 

A discussão sobre a criação de uma moeda única dos países do BRICS já é discutida há muito tempo. Mesmo a questão de uma criptomoeda comum foi intensamente discutida, mas as partes ainda não chegaram a uma posição comum. De qualquer modo, os países já concordaram em empréstimos mútuos em moedas nacionais. 

"Se tiver uma moeda comum do BRICS que suscite respeito e confiança, ela também poderia se tornar uma substituta do dólar", afirma Aksakov.

No entanto, ele observou que não é a favor do abandono completo do dólar. 

"Não penso que seja necessário abandonar o dólar completamente. Devem ser criadas condições para um trabalho efetivo e independente do dólar, de maneira a que a transição seja quase imperceptível. Com base nas condições criadas […] para trabalhar tranquilamente com moedas nacionais", explicou o deputado.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia



Publicidade

Rádio Poatã Rádio Poatã Plug Consultoria e Projetos Plug Consultoria e Projetos

Peça sua Música

Previsão do Tempo