Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Compartilhe agora

Ministério da Saúde lançou o Cartão de Saúde do Caminhoneiro

Postado em 16/11/2020 por

img-page-categoria

O Ministério da Saúde lançou, nesta semana, o Cartão de Saúde do Caminhoneiro (a), que será utilizado para registro das informações clínicas dos condutores pelos profissionais de saúde. Por ser uma categoria com perfil de trabalho itinerante, o documento chega para facilitar o acompanhamento de saúde dos caminhoneiros (as) em qualquer estabelecimento da Atenção Primária do país, seja público ou privado. 

O objetivo é possibilitar a construção de uma política de acesso e coordenação do cuidado em âmbito nacional para populações itinerantes por meio de acesso universal e em tempo oportuno ao usuário, independentemente do seu endereço físico, bem como ampliar o acesso e qualificar o cuidado continuado dos caminhoneiros nas unidades de saúde. 

Pelo documento, o (a) motorista (a) é orientado a cuidar melhor da sua saúde com dicas de alimentação balanceada e como adotar um estilo de vida saudável, mesmo estando a maior parte do tempo na estrada e longe de casa. Juntamente com os profissionais de saúde, o (a) condutor (a) consegue acompanhar a avaliação do seu estado de saúde, como verificação  de pressão arterial e peso, medicamentos em uso e a lista das vacinas já realizadas. 

As ações para implementação do cartão serão realizadas em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). A previsão é que sejam impressos e distribuídos  500 mil exemplares do cartão para estados e municípios em janeiro de 2021. Mas o documento já está disponível de forma online: 

– Cartão do caminhoneiro pode ser acessado aqui 

– Cartão da caminhoneira pode ser acessado aqui 

Marina Pagno
Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários