Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Provas irão avaliar perdas no ensino estadual durante a pandemia

Postado em 21/05/2021 por

Compartilhe Agora

O governo do Estado lançou nesta sexta-feira (21) o Avaliar é Tri, uma prova com todos os estudantes da rede pública com o objetivo de avaliar o aprendizado dos estudantes durante à pandemia de covid-19. A aplicação ocorrerá de forma impressa ou digital em todas as escolas estaduais de segunda-feira (24) a 11 de junho. Serão avaliados os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O intervalo é para que as escolas tenham tempo para organizar protocolos de segurança sanitária e turmas. As avaliações serão adequadas à série em que o aluno está. 

Após a realização dos testes, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

— Essa avaliação tem como foco o aluno, o processo de aprendizagem. Cada item desse teste vem com a resolução comentada, com uma orientação pedagógica, e vai verificar um problema que, inevitavelmente, a pandemia trouxe para nós: a defasagem de aprendizagem — explicou a coordenadora-geral do Caed, Lina Kátia Mesquita de Oliveira.

Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira  a partir dos resultados, o professor irá trabalhar os conteúdos que precisam ser reforçados e avaliar as principais competências adquiridas de forma individualizada.

Estado RS

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.