Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Assistência Social e Pandemia – Como está o trabalho da equipe em Machadinho – RS

Postado em 11/05/2021 por

Compartilhe Agora

 O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS de Machadinho, desde o surgimento da pandemia teve de reinventar a forma de trabalho, uma vez que a principal atividade era voltada para atendimentos coletivos.

Há cerca de um ano o trabalho que está sendo desenvolvido refere – se principalmente a atendimentos individualizados e pontuais. A demanda mais presente tem sido relacionada a Previdência Social (auxílio doença, Benefício de Prestação Continuada, aposentadorias, auxílio reclusão). Em decorrência da acentuação das questões sociais gerados pela Covid – 19, onde muitas famílias ficaram sem fonte de renda, a procura por benefícios eventuais, especialmente auxílio alimentação subiu significativamente, nesse sentido as intervenções foram pautadas no fortalecimento das famílias em sua função protetiva tendo em vista o enfrentamento a situação adversa.

Nessa mesma perspectiva, o CRAS tem intensificado a mediação das pessoas com o mercado de trabalho, tendo em vista a inserção destas para que possam melhorar sua condição socioeconômica. Ainda vem sendo dada atenção para as questões de saúde mental, já que as famílias que chegam até os profissionais de Serviço Social e Psicologia do CRAS estão fragilizadas pela condição a que estão sujeitas diariamente em decorrência das dificuldades no âmbito financeiro, familiar, agravados pelas perdas e danos do contexto atual.

Embora não caracterize um programa da Assistência Social de responsabilidade do município, o Auxílio Emergencial do Governo Federal também tem gerado uma demanda importante nos serviços do CRAS.  Por meio da equipe técnica são feitas orientações acerca do cadastramento, requerimento e recebimento do auxílio, proporcionando inclusive o deslocamento para acesso do usuário até as agências da Caixa Econômica de referência quando não é possível o saque in loco.

Diante do exposto, sublinha-se que a Assistência Social tem fundamental importância em meio a pandemia, uma vez que tem o compromisso de possibilitar o acesso da população aos direitos sociais sejam garantidos, principalmente as famílias em situações de vulnerabilidade as quais foram diretamente atingidas pela Covid -19.

Por Assessoria de comunicação

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.