Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Com novo modelo indefinido, governo do RS prorroga bandeira vermelha até 15 de maio

Postado em 06/05/2021 por

Compartilhe Agora

O governo do Estado adiou para 15 de maio a substituição do atual modelo de distanciamento controlado para o novo sistema estadual de gestão da pandemia, que ainda está em debate na cúpula do Palácio Piratini. Até que ocorra a troca dos sistemas, o Estado seguirá com todas as regiões em bandeira vermelha.

No novo modelo, segundo o Estado, os prefeitos terão maior poder de decisão, ficando o governo do Estado com a incumbência de emitir alertas sobre indicadores e recomendar medidas. Ainda sem nome, o novo modelo deixará com os prefeitos as principais decisões sobre protocolos. O Estado passaria a intervir apenas “em última instância”, conforme o governador.

Inicialmente, a ideia era que a nova ferramenta de gestão da crise sanitária em estudo entrasse em vigor no dia 10 de maio, data em que o atual modelo completa um ano. No entanto, o adiamento foi definido pelo governador Eduardo Leite, secretários e integrantes do Gabinete de Crise para que o diálogo com a sociedade possa ser ampliado antes de consolidar o novo sistema de distanciamento.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.