Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Safra de pinhão deve ser maior este ano no RS

Postado em 15/04/2021 por

Compartilhe Agora

A partir de hoje (15/04), uma portaria do Ibama libera a colheita e comercialização do pinhão no Estado. Na região da Serra, onde estão os municípios maiores produtores da semente, a safra deste ano promete ser maior em comparação à do ano passado, influenciada pelas condições climáticas favoráveis no período de desenvolvimento do pinhão e a alternância de produção característica da espécie.

No Rio Grande do Sul, a média histórica de produção gira em torno de 900 toneladas de pinhão por safra. Mas conforme levantamento realizado pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar junto aos agricultores extrativistas nas regiões produtoras, estima-se que em 2021 se colha entre 30 a 100% a mais de pinhão comparativamente à safra do ano anterior, variando conforme o município e região.

As pinhas e pinhões também devem apresentar boa qualidade e sanidade. A colheita é manual e se concentra no período que vai de abril a junho, podendo haver alguma oferta até meados de setembro, proveniente das variedades tardias.

Com informações da Emater

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.