public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Final de ano e Carnaval podem ter ajudado a disseminar coronavírus no Rio Grande do Sul

Uma reportagem publicada nesta quinta (18) pelo site UOL Notícias aponta que as viagens de final de ano e no carnaval, contribuíram para a disseminação do coronavirus no Rio Grande do Sul.

A matéria mostra que Epidemiologistas ouvidos pelo UOL afirmam que há vários fatores contribuindo para a disparada nos óbitos e casos confirmados de covid-19 no Rio Grande do Sul.

O comportamento das pessoas ao descumprir regras de distanciamento é um deles, mas também há influência da nova variante do vírus, a P1, mais agressiva e que acomete pessoas mais jovens.

O Carnaval é apontado como um dos motores para a disseminação do vírus em solo gaúcho. Na época, muitas pessoas aproveitaram os dias de folga no litoral. Parte delas se aglomeraram nas praias de maneira despreocupada e acabaram contraindo a doença. Sem sintomas, algumas passaram a covid adiante em suas cidades de origem.

“Houve muita circulação de pessoas e as praias concentraram pessoas de diversas partes do estado. Isso provocou o espalhamento da doença para as cidades”, diz o doutor em epidemiologia e professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Paulo Petry. Na época, a situação da covid já era preocupante, mas piorou. Dez dias após o Carnaval, todo o território gaúcho foi considerado como gravíssimo para covid-19, instaurando a bandeira preta em todo o estado. É a fase vigente até hoje. A classificação indica altíssimo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e alta velocidade de disseminação do vírus. Desde então, atividades consideradas não essenciais não podem funcionar.

A reportagem mostra ainda que a situação não se restringe ao Rio Grande do Sul. Os outros dois estados da região Sul também enfrentam aumento de mortes e casos confirmados por covid. Ontem, os três governadores anunciaram a formação de um consórcio para compra de insumos, como remédios e oxigênio, para evitar o desabastecimento. Também há a possibilidade de transferência de pacientes dentro da região Sul.

Com informações Uol Notícias

Imagem do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Silvio Avila/HCPA
  • message
    Postado por
    Rádio Poatã
  • today
    Data
    18/03/2021
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug