public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Santo Expedito do Sul – Projetos de irrigação entram em funcionamento

O desafio para produtores rurais e agricultores familiares vem aumentando diariamente, desde financeiros e de disponibilidade de recursos, mas principalmente condições climáticas para gerenciamento das culturas de produção. Um dos maiores problemas nas últimas estações foi a instabilidade do tempo, que se caracterizou em períodos longos de seca, alternando com dias de muita chuva e umidade, o que acaba gerando incertezas em todas as safras. Estabelecer condições para que as famílias de agricultores possam progredir e enfrentar as dificuldades é uma das prioridades da administração, secretarias e entidades.

A administração municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, e obras, além de incentivo, tem dado suporte para que os projetos de irrigação nas propriedades saiam do papel. Vale ressaltar, que todo esse trabalho é amparado com a ajuda da Emater, que além de buscar a viabilidade em implantar os sistemas de irrigação em propriedades do município, gerencia a parte burocrática para que os produtores tenham facilidade na implantação desses sistemas. Na tarde desta terça-feira, dia 16 de março, o prefeito Vantuir Dutra, o coordenador da agricultura Thiago de Lima, estiveram visitando a propriedade do Senhor Airton Negrini, que já tem o sistema funcionando a partir de agora.

Vantuir ressaltou a importância de estar lado a lado com a agricultura, “Essa realidade acabo conhecendo diariamente, então se conhece as dificuldades, em épocas de seca é uma alternativa interessante que supre as necessidades, e o nosso incentivo com certeza não irá faltar” Completou Dutra.

Avaliação e condições necessárias

Conforme o coordenador da Emater de Santo Expedito do Sul, Matheus Mignoni, que também esteve presente nesta terça-feira, a possibilidade de instalação de um sistema de irrigação foi apresentada à família. “Visitamos a propriedade, apresentando a viabilidade financeira. Atualmente há condições muito boas de financiamento, com descontos e prazo para pagamento e, após isso, realizamos um levantamento da área, disponibilidade hídrica e mapeamento do local. Com tudo isso em mãos, iniciamos a instalação, e hoje é muito bom estarmos vendo tudo funcionando, gostaria de parabenizar o seu Airton pelo capricho e cuidado na propriedade”, comenta Mignoni, enfatizando que, em breve, novas propriedades também estarão com os sistemas operando. “Temos em fase preparatória para instalação em uma propriedade na Linha Limeira, além de outros agricultores que demonstraram interesse de outras comunidades, logo teremos com certeza mais produtores beneficiados.

Na propriedade de Negrini e família, além da atividade com a bacia leiteira, também atuam com a suinocultura e produção de grãos. Com o projeto, será possível irrigar uma área de aproximadamente 2,5 hectares. O agricultor está motivado para o projeto. “No começo eu estava indeciso, mas tendo viabilidade de recursos, facilidade para financiamento e essa incerteza do clima, decidi investir. Vamos conseguir aumentar a produção, a área cultivada e o serviço também, ver tudo funcionando deixa qualquer agricultor faceiro”, brincou ele.

Aos interessados

O coordenador da Emater reforça que os produtores que tiverem interesse na instalação da irrigação, podem comunicar a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura. “Estamos à disposição para auxiliar os agricultores. Com o apoio das secretarias municipais, conseguimos executar os trabalhos iniciais, realizamos a parte burocrática de documentos e encaminhamentos, além dos estudos de viabilidade”, explica Mignoni, destacando que já existem outros projetos encaminhados, que serão implantados. “Logo estaremos fazendo a instalação”, finaliza ele.

O projeto de irrigação contempla pastagens, grãos, hortaliças e pomares. Interessados podem contatar a Secretaria Municipal de Agricultura, ou Emater pelo telefone (54) 3396-1047.

Fotos: Assessoria de Comunicação

  • message
    Postado por
    Rádio Poatã
  • today
    Data
    17/03/2021
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug