Uma das grandes preocupações que têm surgido nos últimos dias, no enfrentamento da pandemia, são as variantes da Covid-19, uma delas é a variante P.1 do Coronavírus. Conforme dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS – CEVS, ao menos 13 municípios gaúchos já tiveram casos da nova mutação do vírus. A primeira confirmação foi registrada no dia 14/01, na cidade de Gramado, Serra Gaúcha.
A mutação, chamada de P.1, está associada ao segundo colapso do sistema de saúde do Amazonas, ocorrido entre dezembro e janeiro. Entre os 13 municípios gaúchos listados com a incidência da nova variante, estão Lagoa Vermelha e Caseiros. Conforme informações da rádio Cacique de lagoa Vermelha, a secretária de Saúde de Caseiros, Vanessa Fracasso confirmou a infecção de um paciente morador de Caseiros, com a nova variante mais agressiva do vírus.
O caso foi registrado no mês de fevereiro. O paciente de Caseiros foi internado em Lagoa Vermelha, após alguns dias foi transferido para o município de Estrela e acabou vindo a óbito no dia 17/02. Após a morte, através de análises, foi constatada a presença da nova mutação do vírus no paciente.
Informações, rádio Cacique