public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Machadinho alerta para possível presença de febre amarela na região

Na última semana os municípios da região receberam um comunicado da 6ª Coordenadoria de Saúde de Passo Fundo, sobre a identificação de primatas mortos no município de Pinhal da Serra, acendendo um alerta para possíveis casos de febre amarela.


O município de Machadinho, por meio do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, orienta a população sobre a necessidade de imunização por meio de vacina e demais orientações em caso de verificação de primatas mortos.
A agente de endemias do município Helena Zonin, salienta que os animais, os bugios neste caso, são tão vítimas da doença quanto os humanos, uma vez que não são transmissores.

 Helena complementa ainda que a região do município de Machadinho, assim como o entorno, por ser um território com muitas áreas de vegetação, é uma porta de entrada da febre amarela para o estado.
Uma das formas de prevenção é a vacina que está disponível na UBS, além da identificação de primatas em nosso município, principalmente se estiverem mortos. Neste caso, a orientação é de que o órgão de endemias do município seja imediatamente comunicado para que a investigação seja iniciada.

É de suma importância que o animal morto não seja tocado ou removido do local onde foi encontrado.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo mosquito aeds aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. Não existe um tratamento específico para a doença. Em casos leves os sintomas são dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos, enquanto que em casos mais graves pode levar a doenças hepáticas, cardíacas e até renais, ambas podem ser fatais.

Por Assessoria de comunicação

  • message
    Postado por
    Rádio Poatã
  • today
    Data
    03/02/2021
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug