A Cooperativa de Hortifrutigranjeiros, Doces e Conservas Coloniais Santa Catarina de Cacique Doble (Coohorti) realizou a primeira entrega de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea, na terça-feira (12/01). Os alimentos foram repassados para a Unidade Recebedora, Sesc Mesa Brasil Erechim, que destinará às entidades socioassistenciais da região que realizam atendimento ao público em vulnerabilidade social.
O PAA é uma política pública criada pelo governo federal no ano de 2003 com as finalidades básicas de promover o acesso à alimentação e incentivar a Agricultura Familiar. Neste sentido, por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea, objetiva a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, com recursos federais, e destinação ao público em vulnerabilidade social e em situação de insegurança alimentar.
A execução do programa é viabilizada por meio de projetos de cooperativas da Agricultura Familiar, operacionalizados via Conab ou pelos agricultores e Prefeituras.
A Proposta de Participação Doação Simultânea, da Coohorti, elaborada com o apoio e orientação da Emater/RS-Ascar por meio da Unidade de Cooperativismo de Erechim e do Escritório Municipal de Cacique Doble, contempla a participação de sete beneficiários fornecedores, dentre eles, agricultores e agricultoras familiares e indígenas. O Plano de Execução para o ano de 2021 estabelece que os beneficiários fornecedores, por meio da Coohorti, irão fornecer aproximadamente 20t de alimentos (tomate, repolho, pepino, tempero verde, mandioca, melancia, melão e pêssego) totalizando mais de R$ 50 mil em alimentos.
Para o membro da Direção da Cooperativa Coohorti, Cleomir Antonio Zaparoli, a comercialização para o PAA é importante para alavancar as vendas neste momento de pandemia e contribui para estimular a produção e a comercialização para outros mercados, impactando positivamente com o incremento no faturamento da cooperativa e de seus associados fornecedores. Zaparoli destaca ainda a relevância do papel da Conab como órgão que viabiliza a operacionalização do PAA, e do apoio e da orientação da Emater, por meio da Unidade de Cooperativismo de Erechim e do Escritório Municipal de Cacique Doble, na articulação com a Conab e com a entidade recebedora, neste caso o Sesc Mesa Brasil de Erechim, e na elaboração da Proposta de Participação da cooperativa no PAA, bem como no acompanhamento da execução.
Segundo o extensionista da Emater de Cacique Doble, Amauri Pivotto, a fim de cumprir com o fornecimento dos alimentos para o PAA, é necessário organização da produção por parte dos agricultores e da cooperativa, contudo, a venda é garantida, fator que estimula a produção e gera renda para os agricultores e para a cooperativa.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider