Secretaria Municipal de Saúde de Cacique Doble, utiliza de seu canal de comunicação para tornar público a confirmação de dois casos de reinfecção pelo SARS-CoV2 em dois indivíduos sintomáticos 4 meses após o primeiro episódio de COVID-19 nos mesmos. A confirmação foi feita pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, dia 30 de novembro.
A Secretaria confirmou que um dos casos com primeira contaminação no mês de julho, não era de responsabilidade da Saúde do município, e agora, na reincidência, recebe o acompanhamento total da Secretaria Municipal. O segundo caso foi positivado pela primeira vez em agosto. Ambos estão em tratamento com medicação em suas residências e passam bem.
Segundo a Médica, Dra Greice Bertolini, “optamos por ampliar a sensibilidade da rede de vigilância no município com a investigação de possíveis casos”.
Nessa perspectiva, qualquer paciente que tenha o RT-PCR positivo numa primeira infecção e que após 60 dias apresente qualquer sintoma de síndrome gripal, poderá ser investigado para possível caso de reinfecção.
Para entender:
A Doutora explica que estudos recentes demonstram que os níveis de anticorpos apresentam queda já nos primeiros dois meses.
Após 2 meses, aproximadamente 50% das pessoas que tiveram a infecção pelo Coronavírus, podem ser infectadas novamente, explica a Doutora.
Quem acredita que pegar o covid-19 vai deixar livre porque está imune, está enganado. As pessoas que já foram contaminadas pela doença não podem estar menos precavidas, acreditando estarem imunes/protegidos.
Precisamos desconfiar que todas as pessoas próximas em ambientes que frequentamos possam estar contaminados” finaliza a Médica Dra Greice Bertolini.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Cacique Doble.