public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Associados da Copercampos iniciam plantio de soja com nova biotecnologia

Desde a década de 90, com a aprovação de tecnologias de Organismos Geneticamente Modificados – OGM em soja, os avanços em produtividade são visíveis. As primeiras biotecnologias causaram grande impacto na produção, como a chegada da soja RR, lançada comercialmente no Brasil na safra 2005/06. Além desta, outras tecnologias aprovadas pela CNTBio, como a Intacta RR2 Pro revolucionaram o trabalho no campo.

Agora, surgem duas novidades a Intacta 2 Xtend e Enlist, que devem ter lançamento comercial na safra 2021/2022. Estas tecnologias OGM estarão nos campos dos associados da Copercampos já nesta safra, para produção de sementes. A Copercampos multiplicará sementes com as tecnologias Intacta 2 Xtend e Enlist para empresas parceiras.

A tecnologia Intacta 2 Xtend da Bayer, combina a genética de resistência a lagartas com a tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba. Para resistência a lagartas, além da proteína Cry1Ac, foram adicionadas novas proteínas Cry1a.105 e Cry2Ab2, proteção adicional às lagartas Helicoveropa armígera e Spodoptera Cosmioides.

Já a tecnologia da Corteva, Enlist, permite a utilização dos herbicidas 2,4-D, glifosato e glufosinato de amônio para o controle de plantas daninhas em pós-emergência na cultura da soja.

Neste início de outubro, os associados da Copercampos já estão semeando estas cultivares de soja com as novas biotecnologias. O associado Ricardo Rodrigues Granzotto, da Fazenda São Sebastião, espera excelentes resultados em produtividade com a cultura. “Iniciamos no dia 05 de outubro o plantio da soja com tecnologia Intacta 2 Xtend, e temos uma expectativa muito boa. É um avanço para o produtor, facilitando o manejo de plantas daninhas e pragas”, ressalta.

Ricardo está investindo mais na soja nesta safra. “Em relação à safra passada, aumentamos em 30% a área de soja, reduzindo no milho. Iniciamos até o plantio mais cedo que o habitual para que consigamos ter uma semeadura homogênea para alcançarmos uma boa produtividade. Na safra passada, apesar das intempéries climáticas, fizemos um bom manejo de solo e nossa média produtiva foi boa e neste ano, com essa nova biotecnologia chegando, temos novas perspectivas para elevar a produção de soja em nossa propriedade”, lembrou Ricardo.

Com a nova biotecnologia chegando as lavouras, mesmo que em áreas não-comerciais, técnicos e produtores visualizar um novo cenário para a cultura da soja. De acordo com o Gerente de Assistência Técnica, Eng. Agrônomo Marcos Schlegel, serão multiplicadas nesta safra, 4 variedades com as tecnologias Intacta 2 Xtend e uma com tecnologia Enlist.

“Estamos iniciando o plantio agora destas cultivares que devem ter lançamento comercial na safra 2021/2022, dependendo da aprovação dos países consumidores dos produtos. Para o produtor, estas novas biotecnologias oportunizam um manejo mais eficiente de plantas daninhas, a fim de agregar a produção de soja”, comentou.

Cuidados do transporte a colheita – Stewardship

O plantio das lavouras não-comerciais, ou seja, com as novas biotecnologias, segue alguns processos diferentes das lavouras comerciais, com base no programa Stewardship que tem o objetivo de garantir a segregação e a contenção da tecnologia durante a condução de cultivo. A execução das ações e procedimentos previstos no programa garante, entre outras coisas, a pureza genética das sementes geradas.

Desde o transporte a colheita, cuidados são tomados para garantir a segurança das sementes. Além da carga ser envelopada, identificação de embalagens armazenadoras e identificação de campo, por exemplo, os profissionais envolvidos em atividades com sementes de soja com as novas biotecnologias foram capacitados.

A limpeza de máquinas e implementos é uma obrigatoriedade, assim como se houver sobra de sementes após o plantio, é enterrada a semente restante no mesmo campo de produção. Isolamento e barreira física são implantados visando evitar qualquer tipo de contaminação entre campos de produção de sementes de soja comercial e não comercial.

Informações, Copercampos.

DCIM\100MEDIA\DJI_0007.JPG
  • message
    Postado por
    Rádio Poatã
  • today
    Data
    6 de outubro de 2020
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug