public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Região – Operação em Água Santa resultou em 17 indivíduos presos

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (04), a Operação Carreteiro, que investiga diversos crimes praticados em decorrência de conflito em aldeia indígena na região norte do estado.

Cerca de 110 policiais federais cumpriram 21 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão nos municípios de Água Santa, Tapejara, Charrua e Passo Fundo. A ação contou com o apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do IGP e da SUSEPE. Mais de 300 agentes públicos estão envolvidos na operação.

Em junho deste, indígenas do Posto Indígena Carreteiro entraram em conflito pela disputa da liderança local, motivada por divergências na divisão das terras e na gestão de cargos e recursos. Com o deflagrar da violência, um dos grupos foi expulso da aldeia e atualmente se encontra em um abrigo na cidade de Água Santa, enquanto o outro grupo controla a reserva.

Durante a investigação, a Polícia Federal apurou que os dois grupos indígenas rivais, reforçados por indivíduos de outras áreas indígenas, estavam armados praticaram, nos últimos três meses, diversos atos violentos, inclusive em zona urbana, contra pessoas e contra o patrimônio.

O inquérito da Polícia Federal apura quatro tentativas de homicídio, organização criminosa, porte ilegal de arma, ameaças, lesões corporais e incêndios criminosos em residências.

Conforme o Batalhão de Operações especiais em sua rede social, foram 17 pessoas presas.

  • message
    Postado por
    Rádio Poatã
  • today
    Data
    04/09/2020
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2021 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2021 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug