Beneficiários do Bolsa Família tiveram bloqueios ou cancelamentos na região. A rádio Poatã buscou a informação do motivo dos bloqueios junto a Assistência Social de São José do Ouro, tendo em vista que na semana, recebeu vários relatos de pessoas que foram receber e constataram o bloqueio ou cancelamento.
Os casos ocorreram também em outros municípios.
Nesta quinta (27) a reportagem recebeu a informação de que muitos benefícios do Bolsa Família foram cancelados ou bloqueados porque na última sexta-feira, dia 21 de agosto, foi encaminhado novo lote de bloqueios e cancelamentos do Auxílio Emergencial, em razão de novo relatório da CGU.
Foram cancelados os benefícios pelos seguintes motivos:
1- pessoas com rendimento acima do limite, de acordo com o IRPF;
2- servidores públicos municipais, estaduais e federais, incluindo, também, funcionários de empresas estatais; de pessoas que estejam recebendo o Benefício Emergencial, do Ministério da Economia;
3- pessoas identificadas nas bases oficiais de óbitos, além de pessoas em cargo eletivo.
Foram bloqueados os benefícios pelos seguintes motivos:
1- onde havia indício de homem recebendo cota dupla;
2- indício de renda acima do limite ou indício de família recebendo mais de 02 auxílios;
3- indício de CPF repetido ou indício de vínculo empregatício;
4- indício de recebimento de benefícios previdenciários ou assistenciais.
Nos casos em que os benefícios foram cancelados e há outra pessoa recebedora do Auxílio Emergencial, nos próximos dias será carregado a parcela atribuída à pessoa que permaneceu elegível.
Já os casos em que os benefícios foram bloqueados, estão passando por análise para determinar se os mesmos serão liberados ou cancelados, o que deve ocorrer até o final do mês.
Com informações, Coordenação Estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família