public Notícia
Home/ Notícia

Covid19 – Separada de Passo Fundo, região não teria índices para Bandeira Vermelha

Aumento de casos de Covid19 preocupa. Mas será que somente os índices na região fariam o Sistema de Distanciamento Controlado do RS rodar da bandeira laranja para a vermelha?

Dentre os critérios analisados pelo Estado, o número de leitos para pacientes com covid19, o número geral de de UTIs, quantos pacientes estão internados nessas unidades, e respiradores, têm um peso determinante para a alteração.

O Sistema de Internações Hospitalares, que traz os leitos disponíveis e a taxa de ocupação, mostra a maioria dos hospitais da região com índices baixos de internação, mesmo que casos confirmados de coronavírus tenham aumentado. Porém, o peso maior é a situação de Passo Fundo.

Em São José do Ouro, no hospital São José, que atende além da sede, Cacique Doble, Barracão e Tupanci do Sul, são 02 internados, com taxa de 16,7%.
Em Sananduva são 10 leitos Covid19, sendo que nenhum está ocupado. O hospital é referência para outros municípios também.
Já em Tapejara, pelo sistema do Estado, a taxa de ocupação com pacientes covid19 é de menos de 7%. É o município da região que tem mais casos de coronavírus.
Lagoa Vermelha, apresenta taxa de ocupação de 10%.
Paim Filho no Hospital Santa Terezinha não há pacientes internados nos 08 leitos Covid19 existentes.
Marcelino Ramos a taxa de ocupação é superior a 12%.
Outro dado importante é que estes hospitais possuem respiradores. Todos atendem 01 ou mais municípios.

Estes leitos, no entanto, não entram na contagem para o Sistema de Bandeiras do Estado, pois não são leitos SUS. São dos municípios e instituições que investiram recursos para a montagem.

Já em Passo Fundo, que é referência para a região macro norte e tem peso na rodagem do sistema, a taxa de ocupação nas UTIS Geral é de 76,6%, sendo 31,5% confirmados com Covid19.

Por isso, a intenção dos prefeitos, ainda em abril, era de desmembrar a região da Amunor da Macro Norte Passo Fundo nesse caso de combate ao Covid-19. Isso deixaria a região com critérios próprios. O Estado, no entanto, não atendeu.

Uma mudanca de bandeira laranja, atualmente em vigor, para a vermelha, traria mais restrições e fechamento total do comércio, por exemplo. O sistema ainda será rodado no sábado, dia 20. Mas a partir da semana que vem passará a ser nas sextas-feiras.

Os dados para atualização das bandeitas são da região Covid PASSO FUNDO – R17 R18 R19.


  • message
    Postado por
    Rádio Poatã
  • today
    Data
    19 de junho de 2020
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

Peça sua Música


share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo




Logo

Rádio Poatã

Av. Antônio Finco, 700

Centro, São José do Ouro - RS
99870-000
Telefone: (54) 3352-1008
Social Aplicativo
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S