Ouça agora na Rádio

foto-locutor

Buscando...

Buscando...

Destaques

Compartilhe agora

1ª quinzena de maio com chuva abaixo da média no RS e sem veranico, projeta a meteorologia

Postado em 30/04/2021 por

img-page-categoria

A onda de frio que marcou a última semana de abril no Rio Grande do Sul  não deve persistir durante o início de maio. De acordo com a Somar Meteorologia, os primeiros dias de maio serão de tempo seco e grande amplitude térmica — ou seja, manhãs frias e tardes quentes — em grande parte do Estado. é o que mostra reportagem publicada nesta sexta (30) no jornal Zero Hora.

Conforme a matéria, “de forma geral, o mês será de temperatura acima da média no Rio Grande do Sul, com exceção da região Leste, que deve ficar dentro da média. No entanto, o meteorologista Fábio Luengo salienta que isso não significa que fará calor extremo, considerando que a média das temperaturas em maio são menores e as previsões indicam somente um leve desvio positivo, de 1°C a 3°C. Sendo assim, é muito difícil que ocorra o chamado “veranico de maio”.

Maio também será marcado pela transição do La Niña para a neutralidade, o que fará com que as características do fenômeno fiquem menos perceptíveis, mas não completamente ausentes, durante o período. Diante deste cenário, Luengo explica que as frentes frias devem avançar de forma mais costeira e, por isso, a massa de ar frio que costuma vir em seguida será rapidamente desviada para o oceano: 

— Isso, aliado à chuva abaixo da média, favorece para que as temperaturas fiquem ligeiramente acima da média. 

Mesmo assim, haverá dias mais frios na segunda quinzena do mês. Segundo o meteorologista, a nebulosidade fará com que a temperatura caia um pouco, tanto pela manhã quanto à tarde. Na Capital, as mínimas devem oscilar entre 8°C e 15°C, enquanto as máximas variam de 18°C a 25°C.  

Os eventos com maior frio estão previstos para ocorrer por volta de 21 e 24 de maio e devem ser ainda mais intensos do que o registrado no final de abril. 

Com informações, Zero Hora

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários